segunda-feira, 11 de abril de 2022

O FOTÓGRAFO ESTAVA LÁ… E OUVIU ISTO OU TALVEZ NÃO…

 





Na Bolsa de Turismo de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, para António Jorge Franco, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada:


- Ó Franco, já andei pelo Egipto e outros países que nem lembro; até já estive no Porto e em Lisboa quase ao mesmo tempo, graças ao Falcon 50 da Força Aérea; já andei por montes e veredas... 

Engraçado, a última vez que estive na Mealhada foi em 2014 – ainda eu não era o Chefe da Nação -, aquando das comemorações do 40º aniversário do PSD. Comi um leitãozinho nos 3 Pinheiros que ainda tenho o gosto no palato…


Franco – Infelizmente essa grande catedral pantagruélica encerrou, Senhor Presidente…


Marcelo – Fechou? Ai que pena… Mas há lá outros bons restaurantes, não há?


Franco – Felizmente há muitos e bons, Senhor Presidente…


Marcelo – Ouvi dizer lá no Palácio (de Belém) que vocês vão lá realizar uma Feira de Artesanato e Gastronomia no próximo Junho, mais exactamente de 4 a 12…

Não sei se posso ir… Tenho de ver a agenda.

A propósito, António, já me convidaste?


domingo, 10 de abril de 2022

MEALHADA: LARGO DO CHAFARIZ FILHO DE UM DEUS MENOR?

  




Para quem não se lembrar imediatamente, o Largo do Chafariz é ali mesmo à entrada da cidade, no cruzamento de quem vem do Luso e de Anadia, abrange o lado Este e Oeste e é atravessado pela Nacional 1.

Se do lado onde está implantado o Chafariz e o Turismo é uma zona recuperada e muito agradável ao primeiro olhar, já o mesmo não se poderá dizer do outro lado da estrada. Sendo uma das entradas de excelência da cidade, e onde tentam sobreviver cerca de uma dúzia de negócios, está completamente desprezada. Entregue a parque de estacionamento numa zona onde à volta, não faltam espaços para os automóveis, quanto antes o executivo deveria interessar-se pela sua revitalização e transformar o lugar em jardim e praça pedonal. Com dois barracões, onde, num funcionou há muitos anos a discoteca Escorpião e noutro uma oficina mecânica, inestéticos e fora de contexto, era bom que a edilidade encetasse negociações para os adquirir e mandar demolir.

Vale a pena pensar nisto?


MEALHADA TEM UM CANDIDATO NO “ÍDOLOS”

 





Ontem, na estreia do recauchutado programa “Ídolos”, na SIC, a Mealhada teve um sério e digno representante. Dando pelo nome de David Gaivoto, de 16 anos, o adolescente deixou bem vincada a sua participação e que está no concurso televisivo com grandes ambições de passar às fases subsequentes.

No final da prova, acompanhado do seu progenitor, ambos, pai e filho, traziam no rosto o espírito da glória, ainda que possa ser efémera, curta. Oxalá seja para ficar.

Parabéns David. Muita e força e coragem! O concelho da Mealhada está contigo.


O FOTÓGRAFO ESTAVA LÁ… E OUVIU ISTO OU TALVEZ NÃO...

 




António Jorge Franco, presidente da autarquia mealhadense, à RTP1, sobre a provável implantação de mais três médias-superfícies na Mealhada, respectivamente, o Continente, o Pingo Doce e o Aldi:


- Se estou preocupado com tantos pontos de venda? Não estou, não senhor. Já neste meu primeiro mandato, vou implementar, de facto, reformular e aumentar o subsídio de apoio à natalidade. O lema será: “ se um filho se faz com gosto, três é o êxtase total”.

Dentro de quatro anos, conto, vamos ter a população a crescer de tal modo que outras marcas de comércio global, como o Leroy Merlin e a Ikea, vão querer vir também. Seniores e os de primeira apanha, estão todos convocados. Ninguém vai parar este movimento procriativo.


(Entretanto toca o telemóvel de Franco)


- Alô? Sim, fala o presidente…

Como? É do Mini Preço? Já adquiriram o terreno junto nas traseiras das antigas instalações do Certoma? Então?… E eu sou o último a saber?… Mau, mau!


sábado, 9 de abril de 2022

O NOSSO FOTÓGRAFO ESTAVA LÁ…


O nosso foto-jornalista, Boavida de Uva Fisgada, mais conhecido por “Olho de Lince”, em serviço de cobertura ao Conselho Nacional do Partido Socialista (PS), realizado ontem, Sábado, no Hotel Myriad, no Parque das Nações, em Lisboa, captou este instantâneo no momento em que Rui Marqueiro, ex-presidente da Câmara Municipal da Mealhada e actual vereador da oposição no executivo mealhadense, conversava com José Luís Carneiro, número 2 do PS e actual Ministro da Administração Interna.

Olho de Lince” teve muita dificuldade em captar a conversa mas, mesmo assim, sem jurar sobre a Bíblia, ainda que não fosse nada parecido, aventa o que lhe pareceu ter ouvido:


Marqueiro (com o anúncio de corte geral de energia por cima da cabeça):

- Ó “Zé” Luís, lá pela minha terra o partido anda com pouca energia. Agora que subiste a ministro, vê se podes fazer alguma coisa…


José Luís Carneiro (franziu o sobrolho, mas não disse nada)…


Marqueio voltou ao ataque:

- Ó pá, eu queria falar com o António (Costa), mas ele, como nefelibata parece andar nas nuvens e não liga a ninguém…

Sabes o que lhe queria dizer, “Zé”? Era sobre o lugar na Fundação Mata do Bussaco. Já sei que o Guilherme (Duarte) não vai lá ficar – e se queres que te diga: até concordo.

Aquilo é um lugar para uma pessoa de grande carisma – e passou a mão aberta pelo tronco -, não sei se estás a ver… Eu sou a pessoa indicada.

Além de mais, o partido deve-me isso… Ando por lá há muitos anos a partir pedra… Já não aguento mais aqueles gajos nas reuniões de câmara. É certo que são duas vezes por mês, mas para mim é muito. Sinto-me fraco e a desfalecer…

Aquele arzinho puro da mata fazia-me tão bem...

 

sexta-feira, 8 de abril de 2022

NOVAS REGRAS NOS CONDOMÍNIOS



Entram em vigor já na próxima segunda-feira as novas regras de funcionamento dos condomínios, a que deve estar atento, para evitar incumprimento em determinadas situações, avança o ‘Expresso’.

Em causa estão “implicações”, mas também “vantagens” introduzidas pela Lei nº 8/2022, de 10 de janeiro, “na vida dos quase cinco milhões de portugueses e naqueles que têm sob a sua responsabilidade a administração de cerca de 300 mil edifícios em condomínio”, refere Vítor Amaral, presidente da APEGAC — Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios.

Saiba agora o que vai mudar: (Clique em cima para continuar a ler)

 

quinta-feira, 7 de abril de 2022

PÓVOA DA MEALHADA: SÃO JOSÉ AGRADECIDO

 

(FOTOS DE HUGO SANTOS)



Nos últimos dois anos, São José entristeceu no largo com o mesmo nome, na Póvoa da Mealhada. Como se fosse uma sombra do antigamente, o aspecto era macilento, olhos encovados e rodeados de acentuadas olheiras, cabelos desgrenhados e barba hirsuta, mal cuidada, e até os braços, outrora fortes que seguravam o menino, estavam agora flácidos e muito magrinhos.

Pelos crentes pelo seu bom trabalho ao longo dos séculos, agora prostrado em descrédito pela população, tudo indicava ser mais um fazedor de milagres caído em desgraça na comunhão dos mais de vinte mil nomeados pela igreja.

Os transeuntes, olhando para dentro do pequeno altar instalado nas “Alminhas”, mandado erigir por um grupo de moradores em 1967, a propósito muito escanzelado e com as paredes a largar a tinta em farrapos como pingos de suor, no terreiro com o nome do Santo, dividiam-se em duas classes, uma que desculpava o seu deplorável estado anímico com uma lamúria: “Coitadinho, está esgotado, isto tem a ver com a pandemia. Nem os eleitos por Deus escapam”. E faziam o sinal da cruz.

Outros, sem qualquer respeito pelo esforçado labor histórico da entidade, numa espécie de “se não trabalhas não levas nada”, já nem se davam ao trabalho de fazer contratos. Com o maior despautério, despropósito, mandavam um olhar de desprezo e, espiritualmente mais vazios do que nunca, continuavam a passo largo em direcção a nenhures.

Foi então que, apercebendo-se da tragédia anunciada no Largo de São José, Hugo Santos, um burriqueiro nascido no sopé da Serra do Bussaco, no Luso, mas gentilmente acolhido e acarinhado pelo povo da Póvoa, bom samaritano, em muitas noites de insónia, começou a engendrar uma forma de dar a mão à venerável criação divina, começando por restaurar a pequena ermida.

Se melhor o pensou mais depressa levou a ideia à prática. Contactou um grupo de amigos “carolas”, que estão sempre prontos a ajudar, falou com algumas firmas locais para ajudarem nos materiais de construção civil e de repente, o homem sonha e a obra nasce. E pronto, a capelinha estava um “brinquinho”.

Mas o nosso homem, como a primeira obra correu bem, não descansou enquanto não partiu para outra. A seguir iria recuperar a velha festa de São José, que há muito não se realizava. É óbvio que iria criar engulhos em alguns humanos e concorrência pouco virtuosa entre a classe milagreira.

Os locais, com língua afiada, e que não podem ver uma camisa lavada a uma imagem santifica, acusaram o “Santos” de estar a beneficiar a família… dos Santos.

Por sua vez, Sant’Ana, a cerca de uma centena de metros mais abaixo na catedral com o mesmo nome, foi tomada de ciúmes pouco edificantes e, pronta abrir uma guerra entre trabalhadores do mesmo ofício, na falta de seu marido, São Joaquim, falecido há muito tempo, pôs logo o digníssimo Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada ao barulho.

Alegadamente, a venerada, mãe de Maria de Nazaré, entendia que, sendo mais importante na cidade que São José, estava a ser discriminada. Não se sabe como é que o responsável pela irmandade “descalçou a bota”.

E CHEGOU O DIA DO SANTO


E veio o dia 19 de Março, Dia de São José e Dia do Pai.

O largo estava todo engalanado. A capela das “Alminhas”, com novo “lifting”, refulgia no cruzamento de vários destinos desta vida. Como se fosse uma tapeçaria persa, um tapete de flores naturais, duplamente, enaltecia no chão a veneração ao Dia do Pai e ao padroeiro da festividade.

Dentro do oratório, São José, que só tinha vistas de enleio para o benfeitor Hugo Santos, de olhos brilhantes e faces rosadas, parecendo rejubilar de alegria, só lhe faltava falar e dizer o quanto estava agradecido, e, já recuperado da melancolia, estava pronto para as curvas.

Ao bater das 10h00, realizou-se uma caminhada solidária em torno da Póvoa, Reconco e São Romão.

Pelas 14h00, com a colaboração do pároco local, houve uma cerimónia para homenagear os fundadores do pequeno templo de oração e seguindo-se uma arruada com a Banda Filarmónica da Pampilhosa.

Pelas 18h00 houve missa na igreja dirigida pelo padre Rodolfo Leite,

E o culminar da alegoria foi o fogo de artifício, pelas 19h30.

Hugo Santos está eternamente agradecido a todos, à sua equipa “faz tudo”, Câmara Municipal, União de Freguesias da Mealhada, Ventosa e Antes, empresas e particulares, aos que permitiram a realização deste evento.

Este ano largas dezenas de pessoas participaram. Para o ano, se tiver quem me acompanhe, vamos fazer um grande arraial e contar com várias centenas”, enfatizou Hugo Santos.