quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

UM ANO DEPOIS DA FALSA VIDEOVIGILÂNCIA...

(FOTO DO DIÁRIO DE COIMBRA)


 Fez ontem um ano que a videovigilância foi instalada na Baixa da cidade. Mais exactamente em 15 de Dezembro de 2009 foram colocadas 12 câmaras para visionamento e gravação e 5 apenas para regulação de tráfego.
Hoje na autarquia de Coimbra, a esta hora, estará a haver uma conferência de imprensa para balanço da actividade das "meninas". Estou curioso em saber o que dirá o presidente da Câmara Municipal e o Comandante da PSP. Claro que só amanhã conseguirei satisfazer a minha curiosidade, mas não é preciso ser bruxo para adivinhar que vão dizer que a criminalidade  na zona de influência da "vigilância" electrónica decresceu.
Assim que eu puder, e ainda hoje, darei conta aqui do número de assaltos a estabelecimentos que aconteceram, aqui no Centro Histórico, neste ano de vigência das ditas cujas. Não pode ser imediato porque tenho de os contar. Tenha paciência e aguarde...

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Amigo Luís, vai dar cabo das pestanas a contar o numero de assaltos e roubos na baixa no ultimo ano, bem mais rápido seria a tarefa de contar quantos desses assaltos e roubos foram registados pelo sistema de videovigilância.
Espero que não metam os pés pelas maus para não terem de assumir o fracasso.
Pois se o sistema de videovigilância funcionou, não conheço caso algum de terem levado a tribunal os "artistas" do roubo ou assalto, mas se não funcionou andaram a "brincar" com os comerciantes e moradores e principalmente com o nosso dinheiro.
Pelas informações que tenho, o sistema foi um fracasso total nesta fase experimental, as Câmaras de videovigilância não estão colocadas nos sitios mais correctos, sempre que ouve um assalto não filmava por impedimento de algo, o horário que é permitido gravar está desadequado da realidade, falta de recursos humanos da PSP, deslocamento dos elementos da PSP para a nova Esquadra entre outros problemas leva a ter de se pensar um melhor futuro para o sistema de videovigilância.