quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CÂMARAS DE VIDEOVIGILÂNCIA...CRIMINALIDADE SEMPRE A DESCER

(FOTO DO DIÁRIO DE COIMBRA)



 Hoje realizou-se uma conferência de imprensa para fazer o balanço de um ano de actividade das câmaras de videovigilância na Baixa da cidade. Não sei o que se passou lá, mas, mesmo assim, até aposto que o que se lá disse foi mais ou menos o mesmo de outras vezes. Ou seja, “que a criminalidade baixou em muito em relação ao período homólogo”. Até já coloco entre aspas, porque é citação chapa 8. Já aqui aconteceu o mesmo.
De qualquer modo o que posso garantir é que a instalação deste meio electrónico foi uma perda de tempo…para não dizer uma fraude. Foram gastos quase 200 mil euros para nada. O seu efeito na tranquilidade dos comerciantes e dos residentes é zero.
Para que não se pense que escrevo apenas por escrever, e que estou para aqui a inventar e armado em anjo da desgraça, vou deixar a lista de todos os estabelecimentos assaltados aqui no Centro Histórico num ano, entre 15 de Dezembro de 2009 e 15 do mesmo mês de 2010.

Embora já escrevesse aqui muito contra a ineficácia desta falsa esperança na guarda de pessoas e bens, para além disso em 26 de Abril deste ano fui à Assembleia Municipal pedir um inquérito a estes “monstrinhos” que não servem para nada. Nessa altura já tinha contabilizado 7 assaltos.
Até hoje, e apenas durante a noite, tirando uns vidros partidos em montras e intrusão em residências particulares, neste período de um ano, houve no total 24 ASSALTOS a estabelecimentos durante a noite.

Eis a lista, depois de 26 de Abril em que tinha contabilizado 7 assaltos:

-Em 06 de Maio, pronto-a-vestir Capicua. AQUI;
-Em 18 do mesmo mês, à Brasileira. AQUI;
-Em 20 do mesmo mês, Casa Pedrosa. AQUI;
-Em 09 de Agosto, Quiosque da Dona Helena. AQUI;
-Em 07 de Setembro, 3 estabelecimentos assaltados no Centro Comercial D. Dinis. AQUI;
-Em 13 de Setembro, Pronto-a-vestir Bambina. AQUI;
-Em 27 de Setembro, Casa Arménio. AQUI;
-Em 28 de Outubro, 4 estabelecimentos: sapataria Pessoa, Pronto-a-vestir Bagui, Sapataria Angel, e Choro do Bebé. AQUI;
-Em 02 de Novembro, Edifício Dallas, 2 escritórios de Contabilidade. AQUI;
-Em 10 de Novembro, o pronto-a-vestir ADN Space. AQUI;
-Em 01 de Dezembro, Papelaria Marciano. AQUI.

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Só quem não conheçe a realidade e não vive a baixa intensamente, e só "vive" dentro dos gabinetes e de estatistiscas é que pode dizer o que disse hoje no Diário de Coimbra, mas nda que já não fosse de esperar.