sexta-feira, 14 de novembro de 2008

UMA 7ª VISITA INDESEJÁVEL NA BAIXA



No domingo, dia 9 do corrente mês de Novembro, cerca das 21,30, estava o Geraldes descansado a ver o futebol, quando recebeu um telefonema da PSP: o seu estabelecimento estava com a porta principal aberta e com indícios de ter sido visitado pelos amigos do alheio.
Veio o comerciante de sucatas e artigos usados, com sede na Rua da Sota, e, no local, verificou que tinha sido assaltado.
Segundo conta, juntamente com a PSP, deram uma volta em toda a Baixa tentando localizar o ladrão, mas nada encontraram.
Após a partida dos agentes da Polícia de Segurança Pública, ele e o irmão, continuaram a procurar por entre becos e ruelas. Foram junto do rio, na estrada paralela à Estação-Nova e, num canto, repararam num carro-de-mão cheio de material. Para além de artigos seus, estavam outros e até uma bicicleta. Chamaram a PSP e ficaram com a certeza de que o “artista” andava por perto. Entretanto parou um autocarro dos SMTUC e o Geraldo interrogou o motorista “se por acaso não teria visto por ali alguém a transportar artigos de cobre”. Respondeu o motorista que tinha impedido de entrar no autocarro para S. Martinho do Bispo um indivíduo com um cilindro de cobre às costas.
O Geraldes, o irmão e um agente da PSP, mantiveram-se à “coca”, à espera que viessem apanhar o “recheio” do carro-de-mão. Entretanto, no retorno, depois de ter ido fazer uma nova viagem a S. Martinho, o autocarro parou e o condutor, vendo o Geraldes, chamou-o e informou-o que o “tal” indivíduo do cilindro de cobre estava dentro do autocarro.
O agente da PSP, reconhecendo-o imediatamente, levou-o para a esquadra.
No dia seguinte, segundo narra o comerciante, o agente passando no seu estabelecimento, contou-lhe que tinha sido mesmo o tal sujeito a vandalizar a sua loja. “Depois de identificado, tivemos de o libertar. Que quer?!, não foi apanhado em flagrante!”, tentou explicar-se o cívico, quase a pedir desculpa pela sua incapacidade, segundo me contou o Geraldes, em profundo desânimo, por ser a sétima vez, este ano, que visitam o seu "estaminé".

1 comentário:

Vítor Ramalho disse...

Amanhã lá andaremos na baixa a fazer propaganda contra a criminalidade.
Espero poder vê-lo nessa altura.
Como já aqui escrevi e como foi publicado nos meus blogues e em dois Jornais da Cidade, impõe-se uma manifestação contra a criminalidade na baixa de Coimbra. Acredito que só assim o sistema vai tomar algumas medidas. Ainda que como disse o policia eles nada podem fazer.